sábado, 14 de setembro de 2013

Fé, dedicação, cultura e música de raiz

Por Carlos Abrunhosa  

Em Guapimirim há grande concentração de templos de umbanda e candomblé. O terreiro da Mãe Tânia de Oxossi, que existe há 26 anos, é um dos 80 templos de umbanda e candomblé do município. Mãe Tânia de Oxóssi tem 187 filhos de santo feitos. Dentre os quais destacamos o pai de santo Írio Lima de Ogum, que quando não está dando consultas é artesão e músico conhecido.

Írio Lima é chamado pelos moradores da região de “a voz da serra”. No blog “Írio Lima, a voz da serra” podemos encontrar uma amostra de suas letras e músicas, alguns vídeos e uma agenda de shows. As músicas dedicadas à ecologia, à Serra dos Órgãos, em especial à cidade de Guapimirim, são conhecidas na cidade. No CD Poá-Tupã (que significa “Dedo de Deus” em tupi-guarani), dez composições são declarações de amor para bairros, matas, rios e cachoeiras de Guapi.
           Vencedor do I Guapi Festival e sucesso no Festival de Inverno do município, Írio exercita também o seu ‘lado’ hippie e roqueiro quando canta com a banda Haderiva. Mas, também desenvolve trabalhos com música regional, como afoxé, berimbau, maracatu e bumba meu boi. Em algumas oportunidades já reuniu grupos de até 35 pessoas no palco para estas apresentações. Além de se dedicar ao artesanato e à música, Írio ministra aulas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Enfim, Írio Lima é um artista multifacetado, é patrimônio imaterial...


Nenhum comentário:

Postar um comentário