sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Guapimirim e o Escultor de Raiz



por Carlos Abrunhosa


No vale formado pela base do Dedo de Deus, localiza-se o município de Guapimirim.  Mais de 70% do seu território encontra-se em área de preservação ambiental. Nele encontramos o manguezal mais bem conservado do estado do Rio de Janeiro, conhecido como Pantanal Fluminense, e as límpidas águas do rio Soberbo.
A garantia de acesso a uma região onde a natureza foi preservada em toda a sua exuberância é o principal atrativo turístico de Guapimirim. Escaladas, caminhadas, passeios ecológicos fazem parte das atividades de quem visita o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Estação Ecológica Estadual do Paraíso e o Dedo de Deus.
Frente a tanta riqueza natural, muitas vezes não é percebida a riqueza cultural da região. Nela encontramos preservada uma vasta sabedoria indígena no trato com ervas medicinais, a tradição da Folia de Reis, uma particular junção de música, artesanato e religião e uma grande concentração de templos de umbanda e candomblé. Nesta oportunidade, iremos falar sobre o escultor Amabílio Macedo.

Fonte de origem da foto: site do artista


O alagoano Amabílio, de 72 anos, comprou um terreno no Vale das Pedrinhas na década de 1980. Em uma área desmatada da propriedade encontrou muitas raízes de árvores. Resolveu aproveitá-las fazendo esculturas para a família e os amigos. A peculiaridade de sua obra é que ele não procura moldar as formas que esculpe. Ele é guiado pelos veios e formas já existentes na madeira bruta.
Sobre as raízes, sua matéria prima, costuma dizer: “quanto mais difícil o caminho, quanto mais castigada pelo tempo, mais belo seu aspecto interior”. “Às vezes, uma madeira que não é nobre tem raízes bonitas. Algo parecido acontece com o ser humano: a nobreza pode gerar gente ruim”. Vemos que seu trabalho incorpora uma filosofia de vida.
fontes das fotos: site do autor e MapadaCultura
fontes das fotos: site do autor e MapadaCultura

 Autodidata, recebe raízes encontradas em rios, lagos e terrenos de “Guapi” das mãos de conhecidos e amigos. Trabalha com todo tipo de madeira, da mais fibrosa e difícil de ‘limpar’, o ipê, até a mais maleável, o cedro. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente.
As esculturas são patrimônio material, mas  Amabílio Macedo é personalidade, patrimônio imaterial...


Links externos:



 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário