segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Você gostaria de ouvir a palavra da cultura popular?

Por Juliana Soares



                “A Folia reproduz a viagem dos Reis Magos até Belém para adorar o menino Jesus, levando a mensagem do nascimento de Cristo”, e que “além de um tradição que se mantém por séculos, é um momento de fé”, explica Affonso Furtado, o diretor cultural da Federação do Reisado do Estado do Rio de Janeiro. Com a chegada do natal, chegam também os festejos populares como as folias de reis, que acontecem do dia 25 de dezembro a 6 de janeiro, podendo dar uma esticadinha até dia 20 para comemoração de São Sebastião. No caso de Belford Roxo, a Folia de Reis Estrela do Oriente é a mais tradicional e resistente do município. Liderada por Minervino Rodrigues Pereira, o Mestre Minervino, a Folia ainda desfila pelas ruas da cidade. Para um Rio de Janeiro tão mesclado, principalmente pelo preconceito religioso, de certa forma marcante na Baixada Fluminense, a folia é praticamente um fato social. O mestre, de 76 anos, que acredita ser sua missão perpetuar a Folia, relata que são 47 anos de tradição na família, que participa em peso, visto que Mestre Minervino tem sete filhos. O Mestre tem esperanças que seus filhos deem continuidade, pois geralmente depois da morte do mestre, a folia acaba. Ele é quem comanda a cantoria, quem dá melodia à boa nova, mas ultimamente os integrantes, em especial os que herdariam a função estão bastante desanimados. Os participantes do reisado dizem que, muitas pessoas não querem mais abrir as portas de casa, podendo ser observado duas questões: falta de conhecimento sobre essa tradição e as desavenças religiosas. A situação se agrava também pela falta de incentivo por parte do governo, que já demonstra algum reconhecimento por outras manifestações populares, como o carnaval.

                 A folia de Belford Roxo, não está enquadrada como Patrimônio Imaterial, pelo IPHAN. E por que citá-la? Porque são diversos homens e mulheres que se empenham em manter uma determinada tradição, convívio e narrativa, que resiste às intempéries econômicas, políticas e sociais, transmitindo de um modo bastante diferente do padronizado, elitizado, de uma mesma cultura, a mensagem de que o mundo pode ser melhor, seja pela fé em um menino, pela doação, encenação, música ou dança, um conjunto de signos que caracterizam uma sociedade.  Desejo que os gestores culturais de plantão consigam ver um futuro mais agradável do que veem as folias de reis, que colocam suas expectativas nos jovens que estão formando, diferente da atitude do país em que vivemos. Conhecimento gera tolerância. Se posicione Produtor. Conheça, entenda e conviva com o diferente, assim poderá começar algo que faça sentido, esse pode ser o chamado retorno para sociedade.

 Mapa de cultura
http://noticiasdebelfordroxo.blogspot.com/2012/12/folia-de-reis-se-mantem-viva-em-belford.html#ixzz2eR2OoNjk

Um comentário:

  1. o blog vai nos informar na época o horário e qual o percurso da folia de reis? Fiquei com vontade de conhecer. Aliás, parabéns pelo blog. O nome é inteligente e e conquistador! Um abraço, Nivea Andrade

    ResponderExcluir